Postagens populares

29 maio 2012

Ayres Britto diz que Mensalão “está maduro e pronto para ser julgado”

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, revelou a jornalistas em São Paulo nesta segunda (28/05) que o processo penal (AP 470) que discute crimes cometidos no suposto esquema de corrupção do Mensalão “está maduro e pronto para ser julgado”.

O ministro do STF pontuou que acredita que a ação penal seja apreciada pelo plenário da suprema corte ainda neste ano. Ayres Britto alertou, adicionalmente, que o julgamento deverá ser conduzido “sem predisposição para condenar ou para absolver”, complementou.

Procedimentos – O magistrado afirmou que discute a logística do julgamento juntamente com o ministro relator da ação penal, Joaquim Barbosa, bem como a elaboração do julgamento da matéria.

Ayres Britto não esconde a preocupação extraordinária oriunda da aposentadoria compulsória do ministro Antonio Cezar Peluso, no próximo dia 3 de setembro. As últimas indicações de ministros do STF (Luiz Fux e Rosa Weber da Rosa) demandaram tempo, deixando a corte suprema com apenas 10 julgadores nestes períodos.

No início deste mês de maio o plenário do Supremo Tribunal Federal apreciou questão de ordem e deliberou que a Procuradoria-Geral da República terá cinco horas para apresentar a acusação em plenário, enquanto que a defesa de cada um dos 38 réus da ação penal terá uma hora para suas manifestações.

Pauta – Os autos estão atualmente com o ministro Ricardo Lewandowski, revisor da ação penal. Carlos Ayres Britto afirmou que tão logo Lewandowski libere seu voto, a ação penal será colocada em pauta: “Farei a publicação devida no Diário da Justiça e, junto com os outros ministros, darei início ao julgamento”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário